domingo, 5 de junho de 2016

NUTRIÇÃO (UMECTAÇÃO) CAPILAR

Oi gente! Tudo bom? Hoje estarei explicando o passo a passo de como eu faço a minha etapa de nutrição do cronograma Capilar.

O QUE SERIA ETAPA DE NUTRIÇÃO (UMECTAÇÃO)?
São as reposições lipídicas dos fios, para cabelos com frizz e desalinhados, proporcionando brilho.

QUAIS PRODUTOS DEVO UTILIZAR NESSA ETAPA?
Existem máscaras disponíveis que contém em sua composição óleos e manteigas ou pode utilizar somente os óleos 100% vegetais. Abaixo vou deixar alguns óleos vegetais, essenciais e manteigas que são utilizados para essa etapa.
Segundo o wikipedia o óleo vegetal é uma gordura extraída de plantas formada por triglicerídeos. Geralmente extraído das sementes das plantas. Substância biocompatível. Apesar de, em princípio, outras partes da planta poderem ser utilizadas na extração de óleo, na prática este é extraído na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes.

Óleos Vegetais:

Óleo Semente de Uva: Extraído pela prensagem de sementes da Vitis vinifera, originária da Argentina. É um óleo com elevado teor de tocoferol (vitamina E), ácido linoleico (ômega 6) e ácido palmítico.
Óleo de Amêndoas Doce: Extraído pela prensagem das sementes da Prunus amygdalus dulcis, originária da Ásia. Rico em vitaminas A, B1, B2 e B6 e ácidos graxos.
Óleo de Abacate: Extraído pela prensagem das sementes da Persea gratissima, originária do México. Ideal para tratamentos de cabelos. É rico em vitamina A, B1, B2 e vitamina C. Possui lipídios, ácidos graxos e substâncias nutrientes.
Óleo de Jojoba: Extraído pela prensagem das sementes da Simmondsia chinensis, originária do Egito. No cabelo, limpa o bulbo capilar, regula a oleosidade e permite o crescimento de novos fios.
Óleo de Rícino: O óleo de rícino ou óleo de mamona (ou azeite de rícino ou mamona) é obtido a partir das sementes da planta Ricinus communis, que contém aproximadamente 40-50 % de óleo. O óleo por sua vez contém 70-77 % dos triglicerídeos do ácido ricinoleico. Diferentemente das próprias sementes desta planta, não é tóxico, pois a ricina não é solúvel no óleo.
Óleo azeite de oliva: Contém ácido oleico (gordura classificada como monoinsaturada), e diversos compostos com grande atividade antioxidante, tocoferóis (vitamina E), compostos fenólicos, triterpenos, esqualeno e fitoesteróis.
Óleo de Cártamo: Extraído de sementes de Carthamus tinctorius L., importado da Holanda. Além de ser fonte de gorduras insaturadas essenciais como ácido graxo Linoleico – Omega 6, e ácido graxo Oleico – Omega 9, e de vitamina E, nutriente antioxidante. 
Óleo de coco: O óleo de coco, obtido a partir da polpa do coco fresco maduro (Cocos nucifera L.), é composto por ácidos graxos saturados (mais de 80%) e ácidos graxos insaturados. Os ácidos graxos saturados presentes no óleo de coco são: capróico, caprílico, cáprico, láurico, mirístico, palmítico e esteárico e os insaturados são: oléico e linoléico. O óleo de coco é rico em ácido láurico, com concentração acima de 40%.

Manteigas:

Karité: A árvore de karité (Butyrospermum parkii), exclusiva do continente africano. Composição: Ácidos graxos de triglicerídeos com alto teor de ácidos oléicos (Omega-9), esteáricos e linoléicos (Omega-6); vitamina A e E, funcionam como antioxidantes naturais com propriedades antiinflamatórias; É um agente emoliente com excelentes propriedades sensoriais devido à combinação única de triglicerídeos e ácidos graxos; o ácido cinâmico ajuda a proteger contra os raios UV.
Cupuaçu: O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) é uma planta tropical, nativa da floresta amazônica. é um triglicerídio que apresenta uma composição equilibrada de ácidos graxos saturados e insaturados.

Óleos Essenciais:

Óleo de Alecrim: Nome botânico Rosmarinus offi cinalis originaria do Brasil. O óleo essencial de Alecrim é tônico estimulante que atua sobre o sistema circulatório estimulando a oxigenação.